14 de julho de 2009

Tema: Nomes Arturianos

A lenda do Rei Artur e do Santo Graal faz parte do imaginário de todos nós. Clássicos modernos do cinema e da literatura como A Espada era a Lei, Monty Python e o Cálice Sagrado e As Brumas de Avalon contribuíram reviver o interesse pela mitologia e lendas arturianas muito depois das suas origens medievais.
O que pode parecer estranho é que desde a Idade Média que muitos dos nomes associados à mitologia celta e ao ciclo arturiano abundam na onomástica portuguesa. Alguns deles caíram em desuso, enquanto que outros atingiram um estatuto de clássico - mas, de um modo geral, todos representam a magia de uma história intemporal... e estão à espera de voltar a ver a luz do dia.
--
Artur
Origem: Celta
Significado: Incerto
Popularidade: Comum [+50], [-20]
Variantes: Arthur (Inglês, Francês); Arturo (Castelhano, Italiano).
Nomes Relacionados: Bernardo; Úrsula
Referências:
- Personalidades:
Arthur C. Clark (escritor norte-americano de ficção científica);
Sir Arthur Conan Doly (escritor britânico, autor de Sherlock Holmes);
Art Garfunkel (músico norte-americano);
Artur Agostinho (actor e jornalista português).
- Cultura Popular
Arthur Weasley, personagem da saga Harry Potter (J. K. Rowling)
Etimologia e Uso:
Artur é a forma portuguesa de Arthur, um nome anglo-saxão de origem incerta - deriva provavelmente da palavra celta artos, 'urso' (Artio era a deusa Celta dos ursos). O uso do nome deve-se essencialmente à lenda do Rei Artur, que o transmitiu a todas as línguas Europeias.
O seu uso em Portugal remonta principalmente ao século XIX, provavelmente por influência britânica (e a Arthur Wellesley, 1° Duque de Wellington, herói das guerras napoleónicas). Nunca foi excessivamente popular, mas permanece um nome bem representado em quase todas as faixas etárias.
---
Genebra (também Ginevra ou Guinever)
Origem: Galês
Significado: 'bela e suave'
Popularidade: Raro
Variantes: Guinevere, Jennifer, Geneva (Inglês); Ginevra (Italiano).
Referências:
- Personalidades:
Jennifer Hudson (actriz e cantora norte-americana, vencedora de um Óscar da Academia);
Jennifer Lopez (cantora norte-americana)
Jennifer Connelly (actriz norte-americana,vencedora de um Óscar da Academia).
- Cultura Popular
Ginevra 'Ginny' Weasley, personagem da saga Harry Potter (J.K. Rowling)
- Outros
Genebra (Francês - Genève; Alemão: Genf), cidade suíça.
Etimologia e Uso:
Genebra é a forma tradicional portuguesa de Guinevere, por sua vez uma adaptação francesa do nome galês Gwenhwyfar, formado pelos elementos gwen, 'branca', e hwyfar, 'suave'. É o nome da mulher do Rei Artur, que vive romance adúltero com Lancelot; esta traição leva à queda do reino de Camelot. Genoveva é por vezes apontado como uma variante, embora tenha uma etimologia diferente.
Nome muito popular na época medieval, acabou por cair em desuso na língua portuguesa. Jénifer (adaptação ortográfica de Jennifer, uma variante originária da Cornualha), tem um uso residual em Portugal, maioritariamente por influência emigrante ou da cultura popular anglo-saxónica.
---
Lançarote (ou Lancelote)
Origem: Germânico via Francês
Significado: 'lança' ou 'terra'
Popularidade: Raro
Variantes: Lancelot (Inglês)
Nomes Relacionados: Edgar; Geraldo; Gertrudes; Gervásio; Óscar; Rogério
Referências:
- Lance Armstrong (ciclista norte-americano)
Etimologia e Uso:
Lançarote (versão tradicional portuguesa) ou Lancelote são adaptacções de Lancelot, provavelmente do francês antigo Lance, 'lança' (ou, em alternativa, de Lanzo, nome germânico derivado do elemento land, 'terra').
Tal como Genebra, este nome era bastante comum em Portugal na Idade Média, mas caiu em desuso nos últimos séculos. Na lenda Arturiana, Sir Lancelote (ou Lançarote do Lago) foi raptado em criança pela Dama do Lago, vindo a tornar-se o melhor cavaleiro da Távola Redonda; porém, caiu em desgraça depois de ter-se envolvido romanticamente com a Rainha Genebra.
---
Isolda
Origem: Galês
Significado: 'bela'
Popularidade: Muito Raro
Variantes: Isolde (Inglês); Iseult (Francês); Isotta (Italiano)
Referências:
- Tristão e Isolda, uma ópera de Richard Wagner
Etimologia e Uso:
O nome Isolda deriva de um elemento galês que significa 'bela'. Na lenda arturiana, é uma das personagens centrais da história de Tristão e Isolda. Isolda, conhecida como "a Loura", filha do Rei da Irlanda, é prometida em casamento ao Rei Marco da Cornualha A Tristão, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, foi atribuída a missão de a conduzir ao reino do seu futuro marido para a realização do casamento. No entanto, durante a viagem, ambos tomam uma poção mágica, que os leva a apaixonarem-se loucamente um pelo outro.
---
Tristão
Origem:
Galês
Significado: 'tumulto'
Popularidade: Incomum
Variantes: Tristan, Tristram (Inglês);
Referências:
- Tristão Vaz Teixeira (navegador português, descobridor da Ilha de Porto Santo)
- Tristão da Cunha (navegador português, primeiro Vice-Rei da Índia)
Etimologia e Uso
Versão portuguesa do nome Galês Drystan, por sua vez derivado da palavra drest, 'tumulto'. A ortografia do nome alterou-se com o tempo ao associar-se à palavra 'triste'. A sua forma feminina é Tristana.
Nome muito popular na idade média, devido à tragédia de Tristão e Isolda, tendo sido portado por algumas figuras da História de Portugal.


Outros nomes Relacionados com o Ciclo Arturiano: Marco, Helena, Magno, Perceval, Tomás, Heitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário