24 de julho de 2009

Nome do Dia: Alexandre / Alexandra

Origem: Grego
Significado: 'defensor do Homem'
Popularidade: Clássico
Nomes Relacionados: Aleixo; André
Referências:
- Personalidades
Alexandre I, Alexandre II e Alexandre III - imperadores da Rússia
Alexander Graham Bell, cientista norte-americano (inventor do telefone)
Alexander Fleming, cientista britânico (descobridor da penicilina)
Alexandre O'Neill (poeta português)
Alexandre Herculano (escritor e historiador Português)
Alexandre Dumas (escritor francês)
Sandro Botticelli, artista italiano (autor, entre outras obras, de O Nascimento de Vénus)
Alexandra da Dinamarca, rainha do Reino-Unido
Alexandra Feodorovna (nascida Alice de Hesse), última czarina da Rússia
Alexandra Lencastre (actriz portuguesa)
Sandra Bullock, actriz norte-americana
- Outros
Alexandria, nome de várias cidades do império grego, cujo nome deriva do de Alexandre Magno. A mais famosa de todas é a que se localiza no Egipto, local da famosa Biblioteca de Alexandria.
Variantes: Alexandrina, Alexandrino (Forma elaborada); Sandro, Sandra (Forma diminutiva); Alexander (Inglês, Alemão); Alejandro/a (Castelhano); Alessandro/a (Italiano); Aleksandr/a (Russo)
Diminutivos: Alex, Xandre, Xande, Sacha, Xanocas /Alix, Xana, Xaninha
Dia do Nome: 22 de Abril

Etimologia & Uso
Alexandre / Alexandra é a forma portuguesa do nome grego Alexandros, composto pelos elementos ἀλέξω (alexo, 'defender, ajudar') e ἀνδρός (andros, 'homem'). O nome deve a sua popularidade a Alexandre, o Grande mas permeou a cultura ocidental devido a numerosos santos e papas homónimos. Em Portugal, o nome popularizou-se a partir do Renascimento, em grande parte devido a um interesse renovado pelas figuras da cultura clássica. Foi portado por diversos membros da família real portuguesa, nomeadamente o Infante Alexandre, filho mais novo de D. João V. A forma feminina Alexandra só se popularizou mais tarde, talvez por influência russófona ou da rainha inglesa Alexandra da Dinamarca (mulher de Eduardo VII).


Tanto Alexandre como Alexandra são nomes muito comuns em Portugal, embora provavelmente haja uma tendência para serem mais usados como segundos nomes próprios. As formas diminutivas Sandra (ou Sandrina) e Sandro, de origem italiana, popularizaram-se a partir dos anos 60/70 devido à influência brasileira e emigrante, encontram-se bastante associadas a esse período e não são consideradas formas clássicas do nome. Alexandrina e Alexandrino, apesar de versões legítimas, sempre tiveram um uso residual e são pouco comuns nas gerações mais novas.


Sem comentários:

Enviar um comentário