16 de julho de 2009

Nome do Dia: Leonor

Origem: Provençal
Significado: ‘a outra Aenor’
Popularidade: Comum [-20]
Nomes Relacionados: Helena
Referências:
- Personalidades:
* Leonor da Aquitânia
* Leonor de Lencastre (Rainha de Portugal, mulher de D. João II)
* Leonor de Bourbon (Infanta Espanhola)
* Eleanor Roosevelt
- Cultura
'Descalça vai para a fonte / Lianor pela verdura …
' (Soneto de Luís de Camões)
Eleanor Rigby, canção do álbum Revolver (The Beatles)
Eleanor, Put Your Boots On (Franz Ferdinand)
Elinor Dashwood, personagem de Sensibilidade e Bom Senso (Jane Austen)
Variantes: Lianor, Lionor (Português arcaico); Eleanor (Inglês); Aliénor, Éléonore (Francês); Eleonore (Alemão); Eleonora (Italiano)
Diminutivos: Nonô, Léo, Nora, Lia.
Dia do Nome: 25 de Junho


Etimologia e Uso:
Leonor é a forma Portuguesa de Aliénor, um nome primeiro portado pela Duquesa Leonor da Aquitânia, uma das mulheres mais poderosas e influentes da Europa Medieval. O seu nome deriva da expressão latina alia Aenor, que significa ‘a outra Aenor’ (para a distinguir da mãe, Aenor de de Châtellerault, em honra de quem ela foi baptizada). Esta Leonor, que casou sucessivamente com o rei Luís VII de França e Henrique II de Inglaterra, foi responsável por popularizar o nome por toda a Europa. Foi uma das suas netas, Urraca de Castela, que introduziu o nome em Portugal ao casar-se com o rei Afonso II. A sua filha, a Infanta Leonor, foi a primeira de muitas princesas e rainhas Portuguesas que carregaram este nome, que subsequentemente se tornou um dos mais tradicionais na Língua Portuguesa.
Outras etimologias apontam Leonor como uma variante de outros prenomes mais antigos de origem Grega ou Hebraica – possivelmente uma derivação de Helena ou de Eliora, um nome bíblico que significa ‘o meu deus é a minha luz’.


Sem comentários:

Enviar um comentário