25 de outubro de 2009

Nome do Dia: Matias

Matias deriva de Matthaios, uma adaptação para Grego do nome hebraico Mattityahu, que significa 'presente de Deus'. Etimologicamente, é o mesmo que Mateus (já os nomes Teodoro, Teodora e Doroteia têm exactamente o mesmo significado, são de origem Grega). Variantes do nome incluem Matthias (Inglês), Mathias (Francês, Alemão, Dinamarquês), Mathis (Francês, Holandês), Mattia (Italiano) e Matías (Castelhano). É muito comum na Alemanha e nos países escadinavos.
Em Portugal, Matias é algo invulgar como o nome próprio (apesar de ser comum como apelido), mas parece estar a ganhar uso entre as classes sociais mais elevadas - numa telenovela portuguesa recente, o filho dos protagonistas chamava-se Matias. Alguns diminutivos possíveis são Mat, Tis ou Matiazinho.
O nome é comum nos países cristãos devido a S. Matias, o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes como um dos Apóstolos de Jesus Cristo. Matias Corvino (Hunyadi Mátyás) foi um famoso Rei húngaro do século XV; Matias (II) de Habsburgo foi Imperador da Alemanha e Rei da Hungria no século XVII. Outros homónimos famosos incluem o pintor renascentista Matthias Grünewald, o botânico alemão Matthias Jakob Schleiden (co-autor da Teoria Celular) e o poeta português Matias de Lima.
Nomes de estilo semelhante incluem Tomás, Fernando, Martim, Carlos, Madalena, Ana, Leonor, e Constança.
O nome Matias celebra-se a 14 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário