24 de outubro de 2009

Nome do Dia: Alice

Alice surgiu em Francês Antigo como uma forma diminutiva de Adelais, por sua vez derivado do nome germânico Adalheids (Adelaide), formado pelos elementos adal ('nobre') e heid ('tipo, estirpe').
Este nome é usado em várias línguas, nomeadamente Francês, Inglês, Italiano (pronuncia-se [á-li-tché]), Sueco e Japonês (transliterado como Arisu). Em Português existem várias variantes de Alice/Adelaide, como por exemplo Adelina (e o masculino Adelino), Adélia, Adela, Ada e Aline. As formas Alix (Francês / Alemão) e Alícia (Latim / Castelhano), embora raras, também são permitidas.
Alguns diminutivos possíveis são Alicita (Cita), Alicinha (Cinha), Ali, Alix, Alicky, Lili, e Lissy. Alice é um dos poucos nomes femininos portugueses que não termina em '-a'.

Alice foi muito comum na Europa medieval, principalmente em França e Inglaterra, e foi reavivado na época Vitoriana, talvez devido à obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ou à Princesa Alice do Reino Unido, a segunda filha da Rainha Vitória (que, aparentemente, gostava de nomes históricos; outros três flhos seus chamaram-se Alfredo, Artur e Beatriz). Actualmente é extremamente popular na Itália, Suécia e a subir nas tabelas de popularidade nos países anglo-saxónicos.

Foi também no século XIX que o nome foi introduzido em Portugal, sendo actualmente mais frequente na faixa etária dos 79-50 anos (muitas vezes na forma composta Maria Alice). Porém, com a tendência actual para usar nomes simples e tradicionais, pode começar a ver-se um aumento na popularidade do nome.

A Alice mais famosa de sempre é, provavelmente, a protagonista das obras de Lewis Caroll, Alice no País das Maravinhas e Alice Por Detrás do Espelho (que já foram adaptadas ao cinema pelos estúdios Disney e por Tim Burton). Alice é um premiado filme português de 2005 protagonizado por Nuno Lopes. Algumas Alices célebres são as escritoras Alice Vieira, Alice Sebold e Alice Walker, a actriz brasileira Alice Braga, a sufragista Alice Stone Blackwell e várias personagens históricas, como a Princesa Alice de Hesse (a última imperatriz da Rússia, mais conhecida por Alexandra Feodorovna). Outra referência famosa é o músico Alice Cooper (nascido Vincent Damon Furnier). Celebridades com filhas chamadas Alice incluem a actriz Tina Fey e a decoradora Gracinha Viterbo. Existe também uma cor denominada azul-Alice.

Nomes no mesmo estilo de Alice incluem Matilde, Sofia, Vitória, Clara, Ema, Frederico, Guilherme, Eduardo, Artur e Leopoldo.

O nome Alice é celebrado a 16 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário